De regresso a casa, pronto para um novo ano

Sempre que chego a setembro sinto que o tempo é de arrumar as malas de praia, as tendas e os chinelos de dedo. Venho pronta para arrumar tudo naquele canto da casa que me promete que “para o ano volto mais cedo e faço mais coisas”. Na realidade, porém, nem sempre as coisas acontecem assim. Temos sempre roupa suja a mais, os últimos raios de sol a chamar por nós na praia, aquele livro que não consegui terminar porque as crianças também estiveram de férias e nem sempre nos sentimos com toda a força ou competência para o que nos espera na próxima 2ª feira… Não me lembro de um ano em que o regresso das férias tenha feito juz a todos os planos que elaboramos para um novo ano magnífico.

Regresso ao trabalho feliz, com energia e alegria, mas pouco certa de ter arrumado todas as caixas do sótão. Semelhante pode ser a preparação e chegada que se faz para um bebé! Serão 9 meses “incríveis”, dizem muitas mulheres carregadas de projetos, sonhos, desejos e expectativas. Mudam-se as divisórias, arquitetam-se novas cores, pensa-se nos nomes. Porém, estes serão 9 meses distintos entre cada mulher, cada corpo, cada casal, cada família. E, de repente, as expectativas que eram “apenas” de um passaram a ser de todos, e assim o é com muito do que vai acontecendo na nossa vida (em particular o regresso ao novo ano que, em setembro, apenas se chama letivo).

A Coramente é assim: tal qual um pequeno bebé que se prepara para existir por si mesmo, existe e está cá fora há cerca de 9 meses! Foram tempos de limpeza, arrumos e busca pela equipa que hoje nos acompanha. Mudámos turnos, fizemos reuniões e bebemos café na sala de espera. Arrumámos as estantes e comprámos livros novos. Escrevemos outros tantos com a ajuda dos que nos partilham da sua vida com a certeza de um trabalho sigiloso, protegido e confidente. Ainda estamos a crescer, é certo, e não temos a casa toda arrumada. Mas estamos aqui, em pleno setembro, a dizer-lhe que está tudo bem se não teve tempo (ou vontade) para deixar tudo prontinho para as próximas semanas. Também estará tudo bem, se achar que colocou tudo no local certo e, no decurso da viagem de mais um ano, decidir mudar a casa, os móveis ou o rumo inteiro! Tudo estará bem! Quando não sentir que este post é suficiente para acalmar o habitual stress que muitos sentimos nesta fase do ano (pós férias), procure ajuda!

Por aqui, damos-vos as Boas-Vindas ao nosso Site, ao nosso Blog e deixamos sorrisos felizes e carregados daquela energia que todos precisamos em setembro.

A todos, um ano bom

Drª Ângela Melo

Anterior
Anterior

Conceitos em Terra firme. A importância de (re)lembrar renovando…